segunda-feira, 21 de março de 2011

Índios Pataxós

Território: Terra indigena Barra Velha do monte Pascoal, ao sul do municio de Porto Seguro, a menos de um quilômetro da costa entre as embocaduras dos rios Caraúva e Corumbá.

Outros nomes: Pataxós ou Pataxões hã-hã-hãe

Quantidade:Aproximadamente 9.700 índios.

Histórico: Os pataxós são um povo indigena de lingua da familia maxacali, do tronco macro-iê. Apesar de expressarem na lingua portuguesa alguns grupos conservarem seu idioma original, ensinando-o aos demais povos.

Atualidades: Hoje a maioria dos pataxós moram na vila coroa vermelha. Comemoram 500 anos de Brasil, o ministerio da cultura , construiu um centro cultural pataxó. No centro funcionam o posto médico, uma area para cursos, treinamentos e uma escola, a onde as crianças aprendem a lingua indigena, musica e dança.

Crença religiosa: O colar para o povo pataxó representa uma proteção, com a crença de que as sementes e matérias naturais naturais utilizados passam a força para eles.

Arte indigena: Eles utilizam as sobras de polietileno e peças de polipropileno para desenho que representam natureza e cranças juntos.

Lingua falada: lingua maxacali e lingua portuguesa.

Danças e Festas: Na reserva da jaqueira os pataxós organizam ceias de festas, algumas abertas aos turistas, os indios jovens, e em idade de casar cortejam as moças jogando flores, depis participam da corrida de toras

9 comentários:

  1. adorei achei quasi tudo para o meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  2. Moro na Aldeia Pataxó em Coroa Vermelha, mesmo sendo europeia fui recebida com imenso carinho e conto entre os Pataxós a maioria de meus amigos. De lamentar que a cultura indígena esteja cada vez mais longe desta gente maravilhosa que seguem a cultura dos brancos. Muito triste!

    ResponderExcluir
  3. eu gostei mt mesmo, só acho que deveria ter mais coisas sobre os índios pataxós

    ResponderExcluir